Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

13 de out. de 2009

Penápolis: O Mundo Segundo as Galinhas

by Máucio

Que eu me lembre, depois de ser gestada na mente criativa do Máucio, PENÁPOLIS, com todo seu universo de personagens, “descascou” nas páginas da revista Garganta do Diabo, publicada por muitos anos pelo Grupo de Risco, integrado pelos “quatro cavaleiros do apocalápis”: Elias, Máucio, Orlando Fonseca e este que aqui digita.
Já naquela época, eu gostava da idéia e dos cartuns que o Máucio fazia, utilizando esses personagens galináceos super engraçados e sempre com “piadas” coerentes e oportunas. Achava um desperdício ver esse trabalho interrompido.
Agora, quando soube que o motivo porque que o Máucio, após sumir por vários dias, sem dar as caras por aí, desaparecendo até mesmo do MSN, foi por causa que ele estava cuidando da produção de uma nova “ninhada” de excelentes cartuns com os personagens de PENÁPOLIS, aí sim, fiquei muito faceiro e mais ainda quando tive a honra de ser convidado para escrever algo sobre esse trabalho.
PENÁPOLIS confirma Máucio como exímio cartunista e garante a continuidade de um trabalho criado nos bons tempos da “Garganta” (ou “do” Garganta, como costumavam se referir alguns de nossos leitores ou colaboradores). De certa forma, mostra a permanência da Garganta do Diabo, que não só contribuiu para a criação de tantos outros trabalhos, como oportunizou o surgimento de vários humoristas do traço e da escrita durante mais de duas décadas, além de garantir espaço editorial para humoristas já consagrados.
Com PENÁPOLIS, Máucio sai da “casca” e nos oferece uma coleção de cartuns de altíssimo nível, apropriados para curtir momentos de bom humor, distração e reflexão.
Vale à “pena” ler e se divertir com PENÁPOLIS. Parabéns meu amigo, cartunista Máucio.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Byrata!
Em primeiro lugar quero te parabenizar pelo espaço democrático que proporcionas aos artistas da nossa Santa Maria.
Todos os dias eu entro no teu blog (com todo respeito), e acompanho sempre as novidades.
Com certeza vou comprar uma edição de penápolis do nosso amigo Máucio. Ótima idéia a tele-entrega, sem contar o conteúdo... O Máucio é um grande artista e merece além de sucesso, o respeito e o apoio da nossa população.
Continue assim Byrata! Seu desprendimento em apoiar novos talentos, e outros consagrados como o Máucio.
Abraços do amigo Tetê.