Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

15 de set. de 2010

7º CARTUCHO – Encontro de Cartunistas Gaúchos


           


            O que é o Cartucho?

            O Cartucho é um evento que há sete anos vem reunindo em Santa Maria, durante um fim de semana, os mais importantes cartunistas do Rio Grande do Sul. Tem como tradição misturar muito humor, com convívio para troca de experiências sobre a atividade sem deixar de lado o contato direto com o público leitor, constituindo-se em uma de suas importantes características. Participam também, jovens cartunistas amadores, o que costuma completar um número de mais de 30 desenhistas de humor.

            O encontro começa com o sorteio de um tema, que será tratado e retratado em desenhos de humor que, ao final do Encontro formarão a Invernada do Humor, que é a exposição de cartuns que rsume o melhor do humor gaúcho sobre o assunto. Tudo isso de forma de repente, de trova, de improviso, pois os desenhistas têm pouco mais de um dia para vencer o desafio. Após o Encontro, essa exposição percorrerá durante os meses seguintes, vários locais da cidade, oportunizando uma grande popularização dos trabalhos.

            O principal contato com o leitor se dará sábado pela manhã, no calçadão da cidade, onde serão feitos ao vivo, charges, cartuns, caricaturas e um painel coletivo, com os desenhistas participantes do evento.

  • Reponte Temático:
      Um dos grandes diferenciais do Cartucho é o Reponte Temático. No início do evento é sorteado um             tema, um assunto, uma palavra chave. A partir deste momento, os cartunistas participantes tem cerca de           um dia para produzir um desenho: Charge, Cartum, Caricatura, Tira, História em Quadrinhos. Como   durante este período os desenhistas irão de um lugar pra outro pensando e produzindo o trabalho, deu-se             o nome de Reponte que significa, em termos gauchescos, levar os animais, por diante, de um lugar para     outro.

  • Chimarrão com Nanquim:
      Para quem conhece minimamente o dia-a-dia de um cartunista gaúcho, não é difícil imaginá-lo em       algum momento, às voltas de seu trabalho juntamente com uma cuia de chimarrão na mão. A associação            do chimarrão com nanquim não é tão absurda assim, tudo no seu devido lugar, claro, não é tinta na cuia.
      Chimarrão com nanquim é o momento dentro do Cartucho em que há o maior contato entre os          desenhistas e a população, onde rola a conversa, o improviso, a caricatura e, pra completar, a bebida que           o gaúcho não se afasta, mesmo quando trabalhando.

  • Invernada do Humor:
      A expressão surgiu na terceira edição do Cartucho, para dar nome à exposição dos trabalhos temáticos,        feitos durante o evento. Invernada, no sentido gauchesco diz respeito a uma extensão de campo cercado,         destinado a tratar o gado para determinado objetivo, criar, engordar, desmamar, etc. A expressão é usada     aqui no sentido de um espaço delimitado para expor os cartuns resultantes do Cartucho.

     
      Histórico do Cartucho:


            1º CARTUCHO – 2004 - Tema: Poder

            2º CARTUCHO – 2005 - Tema: Ar / Homenageado: Reinaldo Pedroso

            3º CARTUCHO – Julho/2006 
            Tema: Pedaço
            Homenageado: Eugênio Neves
            Destaque: Presença de Canini.

            Cartucheiros (participantes):
            Santiago / Moa / Bier / Wagner Passos / André Macedo / Donga / Dóro / Glauco / Tati / Pomba       Suicida / Canini.

            4º CARTUCHO – Agosto/2007 –
            Tema: Erro
            Homenageado: Edgar Vasques

            Cartucheiros (participantes):
            Eugênio Neves/ Santiago / Alisson / Wagner Passos / Hals / Dóro / Bier / Tati / Kaiser / Donga          / Pomba             Suicida / André Macedo / Moa / Geraldo Fernandes.

            Cartucheiros locais:
            Jô / Marcel / Elias / Maucio / Reinaldo / Byrata / Louzada.

            5º CARTUCHO – Setembro/2008
            Tema: Memória
            Homenageado: Santiago

            Cartucheiros visitantes:
            Simch/ Hals / Eugênio Neves / Kaiser / Moa / Edgar Vasques / Donga / Wagner Passos /       Rafael.
            Cartucheiros locais:
            Jô / Marcel / Elias / Maucio / Reinaldo / Byrata / Louzada.
           
            6º CARTUCHO – Novembro/2009
            Tema: Animais de estimação
            Homenageado: Luis Fernando Veríssimo
            Destaque: O Riso é Livre

            Cartucheiros visitantes:
            Alisson Afonso / Eugênio Neves / Santiago / Rafael / Mau Mau / Claudia Borba / Cado /       Simch/ Wagner Passos / Kaiser / Ronaldo / Dóro / Carla Villa / Donga / Bruno Ortiz / Bier /   Lisandro / Cado           / Fraga.

            Cartucheiros locais:
            Jô / Marcel / Elias / Maucio / Reinaldo / Byrata / Louzada.

            7º CARTUCHO – Setembro/2010
            Homenageada: Yara Sousa
            Tema:

2 comentários:

Unknown disse...

Byrata...

Quisera possuir nas palavras a arte de teu traço e as côres de tuas pinturas que encantam a todos que tem o privilégio de ve-las.
Meus cumprimentos por toda a tua atividade diária, sempre espalhando arte e vida, entre adultos e crianças.
Hoje, quando se desenha no horizonte de Santa Maria o CARTUCHO, em sua 7ª edição, na condição de produtor e apresentador do Vozes da Cidade, Rádio Santamariense/AM, gostaria de convidá-lo, assim como o grupo produtor desse importante congresso de arte em Santa Maria, para fazerem parte ao vivo, domingo, dia 26/09, as 10h, de um alegre encontro nos estúdios para falarem sobre a importante atividade artística que vocês desenvolvem.
Na certeza de merecer a especial atenção de tua sensibilidade, meu atencioso muito obrigado.
Parabéns por tudo o que tens feito, em prol da arte em nossa cidade.
Do amigo, Nei Jorge

Byrata disse...

Nei Jorge!

Graças a teu seletivo olhar, de quem realmente conhece esta terra e seus valores, e através de teu programa Vozes da Cidade, a verdadeira voz desta nossa Santa Maria, se faz ouvir, registrando no ar nossa realidade artística e cultural.
Obrigado pela visita e pela disponibilidade, daremos um jeito de participar do programa no próximo domingo.

Grande abraço!