Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

7 de set. de 2011

Deu no Diário de Santa Maria, na coluna do Chico Dalcol

o cartucho homenageia

Grupo RBS O 8º Cartucho – Encontro dos Cartunistas Gaúchos está chegando aí. O evento rola entre os dias 23 e 25 deste mês. Uma novidade é o homenageado deste ano, que foi conhecido na segunda-feira à noite, em um encontro organizado por Máucio, do Cartucho. Neste ano, o evento homenageará o artista gráfico Byrata (foto), um dos pioneiros dos traços na cidade e – bastante importante – que segue na ativa e na batalha da profissão. A programação do Cartucho, que será divulgada na sequência, deverá ser um marco, já que a ideia é trazer artistas de fora das fronteiras gaúchas.

*

Neste ano, Byrata também comemora os 20 anos do Grupo de Risco ao lado dos parceiros desenhistas Elias e Máucio e do escritor Orlando Fonseca. Essa turma foi responsável, entre outras coisas, pela revista de humor Garganta do Diabo. Mas não é somente de memória que Byrata traça o presente. No momento, ele está divulgando seu novo trabalho. É a parte 2 de Xiru Lautério e Os Dinossauros. A primeira parte da história em quadrinhos saiu em 2007.

– Uma HQ, pra ser boa, tem que ter um bom roteiro, ser envolvente e interessante, além de contar com um desenho expressivo e bem resolvido. Acho que esse também foi um dos motivos por que levou tanto tempo. Fiquei me puxando, até esticar bem as cordas, pra me agradar por primeiro – conta.

Para imprimir a revista de cem páginas, ele está atrás de apoios, oferecendo, entre outras coisas, espaços para anúncios. O contato é byrata@hotmail.com.

Nenhum comentário: