Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

25 de out de 2011

Receba o Xiru em sua casa!

O Xiru em São Gabriel

Recebi um email de São Gabriel, dando conta da presença do Xiru por lá também, ninguém mais segura o bruto... olhem o texto abaixo que recebi por email, na íntegra, espero que o Magal não se importe que eu o torne público...

Olá seu Byrata,
me chamo Magal, recentemente participei da V feira do livro de SÃO GABRIEL, juntamente com um grupo de amigos que intitulamos de CLUBE DO GIBI  de SÃO GABRIEL, estivemos exposicionando Gibis dos anos 30,40,50,60,70, até a atualidade, ( os gibis antigos são do colecionador irapuam teixeira um dos 4 maiores colecionador de TEX do Rio Grande do Sul),a exposição foi um sucesso onde conseguimos resultados melhores que o esperado...
andando pela feira visitando as stands passei pela banca da NOBEL, quando vi o XIRU, parei olhei e comprei, o vendedor me deu uma bela descrição do seu autor e da obra. devorei o livro em alguns minutos, gostei uma obra muito bem elabora que enaltece o nosso RS.
 Está de parabéns por essa bela obra, (me conte como conseguir comprar o volume 1).
também desenho, faço charges pra um jornal local, e algumas ilustrações sob encomenda, (infelizmente essa não é minha atividade financeira) sou colecionador de gibis também, juntamente com esse grupo do clube, que também são desenhistas e designers.  Pretedemos fazer um zine, algo mais profissional, pra lançar na proxima feira do livro, podes dar alguma dica de como fazer e como facilitar as coisas como impressão e acabamento, graficas. essas coisas ae.
grato pela atenção..


MAGAL
se quizer um contato mais interativo


msn artefato19@hotmail.com
comunidade EU SEI DESENHAR ( no orkut)
comunidade CLUBE DO GIBI DE SÃO GABRIEL ( no orkut)

Respondi:

Olá Magal!

Fiquei faceiro quando disse que gostou do Xiru mas depois fiquei triste porque disse que o devorou em poucos minutos. O Xiru foi feito pra ser lido devagarito, saboreado aos poucos, como quem come uma carne de chibo bem assada ou sorve um mate ao amanhecer. Mas bueno, logo fiquei faceiro de novo quando lembrei que o gaúcho é exagerado, inda mais quando gava as coisas de sua terra e o Xiru é índio guapo, cria de nossa terra gaúcha, feito a preceito justamente pra agradar a gente do Rio Grande e depois a todo o Brasil e oxalá, se o Patrão velho permitir, há de agradar também os leitores de outras querências "deste mundo velho sem porteiras".

Tou faceiro também por saber que aí na "Terra dos Marechais" tem apreciadores de quadrinhos organizados e querendo produzir. Isso é muito bom. Tive um apoiador daí, o Marcelo Schroeder, que juntamente como outros tantos ajudou-me a publicar esse trabalho que é fruto de mais de trinta anos de sonho. Tou pronto para ajudar no que for possível para que os sonhos quadrinhistas de vocês possam se realizar. Além de desenhista e amante das HQs, também sou editor e minha experiência na área editorial está a disposição dos amigos.

A primeira parte do Xiru e Os Dinossauros está esgotada, talvez eu publique nova edição, assim que sobrar uns pilas ou se conseguir apoio financeiro.

Grande abraço!



Pois bem, vejam como são as coisas, hoje, descendo a Rio Branco rumo as casas, encontrei com o Delanir, dono da Livraria Nobel, instalada ali no prédio histórico Hugo Taylor, onde tem sua séde também o Carrefour de Santa Maria. Delanir me contou que encontrou em São Gabriel um quadrinhista que comprou o Xiru e com quem conversou longamente a respeito. Fechou, Magal comprou o Xiru do Delanir, livreiro de valor!
Obrigado amigo Delanir, pela aproximação com o público leitor.


Grande abraço a todos!

O Xiru em Itaqui

O Xiru ta que nem "metraiadora desgovernada", assim como esta em São Paulo, também ta em Itaqui - RS.
Estarei ministrando uma oficina de Desenho de Humor, na "gloriosa Itaqui", dia 27/10/11, durante a 7ª Feira do Livro daquela cidade gaúcha, cenário de atos heróicos como o do bravo Presewodowski assim como do Festival Casilha da Canção Farrapa.


Xiru Lautério em São Paulo

O competente embaixador do Xiru em São Paulo, Bira Dantas não deixa por menos, ta fazendo valer o polpudo salário que não pago a ele... Vejam só, e é notícia velha, eu como blogueiro não chego nem aos "carcanhar" do Bira, faz horas que tenho de fazer esta postagem.

Confiram algumas fotos do encontro do dia 8 de outubro/2011, no local onde foi o Estúdio do saudoso Ely Barbosa:

Tomas Edison com o Xiru e o Quadrante X

Os participantes do encontro

Alexandre Silva com um "recuerdo" extraído de sua sacola do tempo

outro precioso recuerdo

Nosso orgulhoso, competente e mal pago embaixador

Bueno, até que não saiu daqui tão mal o Bira, nos levou uma sacola de livros, livretos, catálogos e afins. Aí tá a produção da lavoura gaúcha, além de nos deixar só os ossos dos espetos...

Eliete Barbosa, bonita prenda paulista, obra do Ely Barbosa (filha)

O Xiru e o Quadrante nas boas e mágicas mãos do mestre Eduardo Vetillo, uma honra pra nós aqui do garrão do Brasil.

Cidão e Eduardo Vetillo, duas legendas, num romântico encontro a luz de velas...


















Saiba mais sobre esse encontro a luz de velas que rolou em São Paulo na noite do dia 8 de outubro de 2011, visite o blog do Bira Dantas: http://caricasdobira.blogspot.com

13 de out de 2011

O Xiru em LIVROS QUE EU LI:

Pois o Aguinaldo me honrou com sua resenha e mais, ele gostou do Xiru!



“Byrata é cartunista dos bons, um cara industrioso. Sempre está envolvido com oficinas de histórias em quadrinhos, com projetos de divulgação do patrimônio paleontológico, ferroviário e aeronáutico da região de Santa Maria ou com a produção, edição e ilustração de livros. No meio disso tudo mantém a produção regular das suas histórias em quadrinhos. Ele inventou o personagem "Xiru Lautério" em meados dos anos 1970. O Xiru é um gaúcho adestrado à lida no campo, ao trato com os cavalos, os elementos, o clima. Não é arquétipo como um "Don Segundo Sombra", mas leva jeito.”

Aguinaldo Medici Severino/ livros que eu li 

 

Leia a resenha na íntegra, visite a pagina do Aguinaldo: http://guinamedici.blogspot.com/2011/10/xiru-lauterio.html

 

 

12 de out de 2011

Wagner Passos e Claustrofobia

 
Exposição Claustrofobia, tiras de Wagner Passos em Porto Alegre
 
    Neste sábado, dia 15/10 acontece no Parangolé Bar e Restaurante, a abertura da exposição Claustrofobia, do cartunsita riograndino Wagner Passos.
    A claustrofobia caracteriza-se pela aversão ao confinamento, sensação de aperto, falta de espaço físico e na busca por uma interação gráfica que esse tipo de situação causa no desenho de Wagner Passos, série de tiras que trazem alguns momentos claustrofóbicos com uma pitada de humor.

    A abertura acontece a partir das 19h com a apresentação de Jazz com o trio Antonio Flores Neto (guitarra - http://myspace.com/antoniofloresneto ), Ricardo Baumgarten (baixo - http://myspace.com/ricardobaumgarten ) e Daniel Vargas (bateria) e rodada dupla de chopp da Anner até as 20h.
    A exposição conta com texto de abertura do artista gráfico Edgar Vasques e fica aberta para visitação até o dia 30/11.
    O Parangolé Bar e Restaurante fica na rua Lima e Silva, 240 - Cidade Baixa - Porto Alegre. Fone 51-32240560.
    Mais desenhos e algumas tiras da série Claustrofobia no blog http://wagnerpassosblog.blogspot.com 
 

 
 
 
 
 
 

"Se o tema é Claustrofobia, o autor só pode ser... Wagner Passos! É que são feitos um para o outro: ninguém menos contido, limitado, maneado do que o Wagão do humor. Apesar do tamanho, WP ainda está em fase de crescimento, e gosta de ter e...spaço. Rapidamente ampliou a qualidade de seu desenho eclético (o que pode ser conferido nesta expo) enquanto expandia sua ação generosa como agitador cultural, abrindo caminhos para os colegas da sua geração. Com essa mania de espaço, até parece que nasceu em algum lugar de amplo horizonte (à beira do mar em Rio Grande, quem sabe)...
 

11 de out de 2011

Lançamentos e distribuição do Xiru Lautério

O álbum com capa dura, formato: 21x30 cm, 104 páginas

O Xiru foi lançado oficialmente na abertura do 8º CARTUCHO – Encontro de Cartunistas Gaúchos, no dia 23/09/11, no auditório da CESMA – Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria.

Depois, no dia 7/10/11, o Xiru Lautério e os Dinossauros subiu a serra e teve novo lançamento em Tupanciretã, na Feira do Livro da cidade onde o personagem nasceu e onde teve suas primeiras tiras publicadas, em 1974, no jornal O Semanário.

Os próximos lançamentos marcados são: hoje, dia 11/10/11, no Bar Ponto de Cinema e dia 27/10/11, na Feira do Livro de Itaqui.

Distribuição e vendas do Xiru:

O Xiru encontra-se a venda em Santa Maria, nas livrarias: Cesma, Nobel, Livraria da Mente, Zona Franca Comics e nas bancas de revistas da cidade, entre elas: Revistaria Toda Hora (Rua 24 horas) e Banca de Revistas da Rodoviária.

Na região:

Através da distribuidora Pauta o Xiru esta sendo distribuído para as seguintes cidades da região: Agudo, Caçapava, Cacequi, Cachoeira do Sul, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Jaguari, Júlio de Castilhos, Mata, Nova Esperança do Sul, Paraíso do Sul, Restinga Seca, Santiago, São Borja, São Francisco de Assis, São Gabriel, São Sepé e
Tupanciretã.

Além desses pontos de venda, estão sendo contatadas as distribuidoras das demais régios do estado e o Xiru já tem convite para ser lançado em São Paulo, através do cartunista paulista Bira Dantas, que está estabelecendo os contatos na capital paulista para marcar o lançamento.

Além dos pontos de vendas divulgados, o Xiru pode ser adquirido via correio ou tele-entrega (Santa Maria), podendo ser recebido autografado em casa. Pedidos através do telefone: 55 9622 2545 ou email: byrata@hotmail.com

Preço do Xiru:
Bancas e livrarias: R$ 15,00
Por email, autografado, entrega em todo o Brasil*: R$ 20,00
* Em Santa Maria por tele moto, outras cidades, via correios.

Deu no Diário de Santa Maria, na coluna do Chico Dalcol II

quadrinhos

Grupo RBS Depois da homenagem do Cartucho – Encontro de Cartunistas Gaúchos, em setembro, Byrata segue na divulgação de seu novo filhote. O livro em quadrinhos Xiru Lautério e os Dinossauros 2 ganha lançamento hoje à noite, no Ponto de Cinema. Pela frente, virão novos lançamentos.


***
Xiru Lautério e os Dinossauros 2 dá continuidade à aventura da primeira edição, quando o personagem cruzou as coxilhas arenosas de Alegrete e encarou um rebanho de répteis pré-históricos. No meio da jornada, ele encontra um cientista que está estudando a fauna e a flora locais. Xiru Lautério e os Dinossauros 2 pode ser encontrado na Cesma, Livraria da Mente, Nobel, Revistaria Toda Hora, Revistaria da Rodoviária e Zona Franca Comics. Byrata também está distribuindo a revista na região.

4 de out de 2011

O embaixador do Xiru Lautério em São Paulo

Pois então! O Bira Dantas disse que gostou do Xiru e que o levaria para São Paulo e que daria um jeito de divulgar o bagual por lá.  A coisa ta evoluindo que é uma beleza, até aí fiquei faceiro, mas quando li o texto abaixo, me caíram todos os butiás do bolso, Bira me comparou aos mestres dos mestres, das HQs brasileiras, confesso que fiquei sem fôlego...

Obrigado Bira Dantas!

04/10/2011


XIRU LAUTERIO, DO BYRATA, QUADRINHOS GAUCHOS


(Bira Dantas)
Recebi a incumbência de ser o embaixador do Xiru em São Paulo.
Baahhhhhh! Tarefa fácil, haja visto que fui com a cara deste herói dos campos gaúchos, na primeira olhada de esgueio e fiz até uma tira do meu Tatu-man com o dito-cujo.
Aventura, regionalismos, ficção, ação, dinossauros, peonices, comilança e muito chimarrão, que ninguém é de ferro.
Se Byrata não desenhasse tao bem, valeria pelo "story-telling" (de primeira linha), se não tivesse isso, valeria pelo roteiro, escrito com maestria dos grandes. Se não fosse por tudo isso, valeria pelo humor e falas gauchescas, que tanto agarrei a curtir. Roteiro, desenho, arte-final de Mestre! Byrata é tudo isso. Um Mestre mesmo com "M" maiúsculo, como Flavio Colin, Shimamoto, Jayme Cortez, Nico Rosso, Eduardo Vetillo, Zalla e Colonese. O cabra é bom em tudo, do desenho a arte-final, do básico ao acabamento. Por isso, guri, largue dessa externet (internet é pra dentro, pra fora é externet mesmo, como explicou o mecânico Paulão da Grande Familia) e procure adquirir o seu exemplar, ferva água, prepare o mate na cuia e sorva, chimarrão e Xiru Lauterio, sem moderações, tchê.

Leia mais em: http://aqcsp.blogspot.com/2011/10/xiru-lauterio-do-byrata-quadrinhos.html

Bira Dantas e Xiru Lautério

Bira Dantas levou o Xiru pra São Paulo e já está fazendo sua divulgação por lá, imaginem o bagual solto na paulicéia... vai ser um estouro!

Abaixo postei o email que o Bira me enviou:

"Grande Byrata!
Comecei a distribuição de seus álbuns maravilhosos em Campinas.
Pandora, alguns jornalistas.
Neste FDS levo pra Sampa.
Vou fazer uma distribuição na AQC e na Livraria do Gualberto.
Fiz uma postagem no Blog da AQC"
 
SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO!

Na foto: Wagner Passos, Byrata, Bira Dantas e Jesus, na loja Zona Franca Comics.