Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

16 de fev. de 2012

A CUIA MAIS AMADA DO RIO GRANDE


Pois olha aí, a cuia mais amada, na verdade: O CUIÃO MAIS AMADO DO CORAÇÃO DO RIO GRANDE!
É isso mesmo, desde que resolvi esculpir uma árvore na calçada de minha casa, dando-lhe o formato de uma cuia, tenho recebido as mais variadas manifestações de aprovação e amor pelo meu cuião gaúcho.
Turistas e admiradores chegam a fazer fila pra fotografar e posar para fotografias ao redor da cuia gaudéria. Fico muito feliz com isso, na verdade tenho orgulho.
Pois recentemente uma moça, jornalista do jornal A RAZÃO me telefonou pra saber detalhes sobre a famosa e querida cuia. Disse-me que sairia reportagem e foto dela na edição da Razão do dia 14 de fevereiro. E saiu mesmo!

Scanner da reportagem na Razão
 Obrigado aos amigos do jornal A Razão!

A CUIA VÉIA E SEUS ARTÍFICES:

Fui o idealizador e desenhista da cuia e por um bom tempo me entreti moldando-a, dondo-lhe forma  e formosura, até que ela foi garrando altura e volume, aí começei a me ver pra manter a poda e forma, até que um dia me apreceu por aqui o meu amigo Antônio "Nuca" Campos, xiru lá de São Borja, letrado nas prendas de bóia campeira, horta, lavoura e jardinagem. Foi a melhor coisa que aconteceu, pois o Nuca garrou gosto pelo meu cuião, afeiçoou-se por assim dizer e desde então é ele que faz o seviço de manutenção e poda da cuia gaudéria. Ta em boas tesouras, não acham?

Nuca "mãos de tesourão" e a cuia




























OUTRAS FOTOS DO CUIÃO:

A bela cuia e o colégio Maneco ao fundo

a cuia de outro ângulo
A cuia mais amada do Rio Grande

5 comentários:

Anônimo disse...

Grande Byrata, já tirei foto com essa cuia. Só que não venci, tomar o chimarrão. hehe

Zana Zepka disse...

LINDA!PARABÉNS PELA ORIGINALIDADE!

Byrata disse...

Ola Zana!
Obrigado pela visita e o comentário! Parabéns também pelo teu belíssimo trabalho!

Byrata

Cris disse...

Uau! Então és tu o artista da cuia?! É linda e só agora que me lembrei que não coloquei em minhas postagens sobre o chimarrão. Tsc...tsc...tsc...mas vou reparar a falta e fazer referência à famosa cuia de SM. Linda mesmo! A primeira vez que passei ali fiquei vendo, de um lado, de outro, custei a acreditar na preciosidade. Parabéns!

Byrata disse...

Olá Cris! Pois então!? Tenho a alegria de ser o autor da "Cuia mais amada do Rio Grande". Grande abraço pra ti! Byrata