Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

27 de nov. de 2012

O BOM HUMOR NA PRAÇA


Postado por  em 26 nov, 2012 | Nenhum comentário

Cartunistas gaúchos proporcionaram alegria e reflexão ao público de Santa Maria durante a nova edição do Cartucho, realizada de sexta-feira até ontem (Foto Rafael Dias/A Razão)
Lápis especial, cartolina e criatividade. Com esses três elementos, ilustres e anônimos marcaram sua presença no 9º Encontro dos Cartunistas Gaúchos (Cartucho), realizado no final de semana em Santa Maria. O evento, que abriu na noite de sexta-feira, com debate e definição do tema dos desenhos, e encerrou no domingo, reuniu profissionais conhecidos por seus trabalhos e o público que passou pela Praça Saldanha Marinho, no sábado. A festa só não foi mais completa porque o convidado especial e homenageado do encontro, Renato Vinícius Canini, ilustrador brasileiro que ganhou projeção desenhando o personagem Zé Carioca, não pode comparecer. Segundo informações, Canini ficou abalado com a internação do escritor Luis Fernando Veríssimo, seu grande amigo de longa data.
Mesmo sem Canini, cerca de 20 cartunistas participaram das atividades. Um dos convidados foi Sávio Moura, autor das tirinhas É Dura a Vida no Campo, publicadas todas as terças-feiras no suplemento A Razão de Ler. Natural de São Luiz Gonzaga, nas Missões, o colaborador de A Razão falou do seu próximo projeto: contar a história da Revolução Farroupilha em forma de gibi. Sávio também divulgou seu último trabalho, a edição número 4 de É Dura a Vida no Campo, que traz os personagens Virso, Juracema, o Galo e o Porco, entre outros. Outro colaborador do A Razão de Ler, o cartunista e chargista Jô Xavier, autor de Henriqueta, esteve entre outros participantes.
“Após nove anos, cada vez mais o Cartucho se consolida como um dos mais importantes eventos da área. Os cartunistas têm o prazer de participar. O Cartucho tem uma estrutura básica que se reconstrói a cada ano. Aqui, temos cartunistas com projeção mundial acessíveis ao público”, comemorou o santa-mariense Jorge Ubiratã Lopes, o Byrata, um dos idealizadores do Cartucho e do Cartuchinho (evento voltado para o público infanto-juvenil). Criador de Xiru Lautério, personagem campeiro, Byrata foi tema da reportagem do Segundo A Razão do último final de semana em A Razão.
Também participaram do 9º Cartucho os cartunistas Santiago, Edgar Vasques, Donga, Cado, Alisson, Elias, Rafael, Bier, Moa, Bruno, Edu, Chiquinha, e o pessoal do Quadrinhos S/A (Dani Gomes, Fernan Pires, Marcel Jacques, Marcel Ibaldo e Kiko Paim). Mais detalhes dessa festa da arte serão publicados em matéria especial no suplemento A Razão de Ler.

Visite:

Nenhum comentário: