Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

24 de out de 2012

IN & OUT



















In & Out: Duas exposições ocorrem simultaneamente, uma dentro e outra fora da galeria. O dentro e fora dos espaços expositivos se relacionam com o conceito criado por Robert Smithson na década de 60, sobre o lugar e o não-lugar da obra de arte, quando o artista saiu do atelier, realizou seu trabalho em outro ambiente e depois trouxe registros para expor na galeria. Hoje a ideia de link entre lugares se faz fortemente em nosso imaginário, contemplando que uma exposição pode nos levar a estabelecer conexões poéticas entre trabalhos (do mesmo artista) que ocorrem em diferentes lugares. Contudo, não há mapas, tampouco links de buscas aos trabalhos que se mostram fora do território protegido do cubo branco, fato que nos convoca a pensar nas certezas que envolvem a presença da arte no interior da galeria e a dúvida do encontro com a arte em outros espaços, submetida a outros formatos. (texto dos organizadores)



23 de out de 2012

Xiru Lautério: Ainda no Círio

Quem acompanha este blog sabe que o Xiru Lautério esta em viagem com meu amigo Mesquita, lá pelas cabeceiras do Brasil Grande da América do Sul.

Ele andou até participando das festas do Círio de Nazaré e até chegou bem perto do andor da Santa, tudo registrado pelo Mesquita e sua talentosa e dedicada equipe de apoio. Pois agora temos uma bela foto da turma.

"Xiru Lautério acompanhado de Nazir Salomão, o genro, a filha Priscilla Amaral, Jornalista e Repórter da Record Belém, que entrevistou os participantes, desde os mais humildes até altas figuras em destaque no cenário nacional. Foi ela como fotografo profissional que registra as andanças do guasca em seu passeio pelo Pará. Mais atrás o filho Alexandre (Santa-mariense) produtor de publicidade em São Paulo (em férias). Na esquerda Maria de Fátima a mãe." (Mesquita)

Xiru Lautério em Salinópolis - PA

Segue a viagem fantástica do Xiru em Belém do Pará, nos braços do Mesquita...


"O Xiru Lautério na praia Atalaia em Salinópolis-PA, no dia 20/10/12. A imensidão de areia batida é tomada na preamar até encontrar as dunas. Ainda não existe orla. No correr das mesmas encontram-se os bares restaurantes construídos como palafitas. Praia de areia dura, trafegável em toda sua extensão por quase cinco quilômetros, com mais de cem metros de largura. O perigo esta em sair tarde do local pois são apenas duas rotas de fuga. Nosso motorista vacilou em não sair costeando os restaurantes e e sim o mar e quando guinou a esquerda em direção da saída, tentou passar uma parte alagada e ficou preso na areia mole. Não perdemos o carro pela ajuda recebida de paraenses solidários que tiraram a braço e a reboque nos últimos instantes, pois a maré chegava e estávamos a cinquenta metros da "salvação". Foi um grande susto." (Mesquita)







"As fotos (abaixo) com o Xiru Lautério foram colhidas no interior do "O Celeiro" de propriedade da Sra. Sônia, natural de Ijuí-RS, que o administra com o apoio dos filhos. Localizado na BR 316 - Km 89, em direção de Castanhal, passando por Santa Maria do Pará, tomando-se a PA-324 até a Vila de Santa Luzia de Pirabas e PA-124 até Salinas, praia no Atlântico Sul." (Mesquita)


O acompanhante na foto é o genro Nazir Salomão,
empresário de produções musicais.


Xiru Lautério produto da terra de cá, junto com produtos da terra de lá...





























Xiru Lautério no Hotel Atalaia Inn, que apesar do nome de uma praia, fica na do Farol Velho, também em Salinópolis, com o proprietário, Senhor Pepe (não declinou o nome). Cubano, chegou ao Brasil em 1981 vindo dos Estados Unidos onde morou desde maio de 1959, quando saiu de Cuba em avião de carreira.





Xiru Lautério junto ao quebra-mar formado por restos de escombros do Farol (foto 326). Xiru Lautério tendo a retaguarda o local onde existiu um Farol (foto 327). Nota: Da 0278 até as presentes, tudo ocorreu no dia 22/10/12, num domingo.

323-Na frente dos casarios.
Foto 326
Foto 327





321-Junto aos escombros de velho Farol. 
319-Xiru Lautério aproveitando a baixa mar, 

22 de out de 2012

Desenhando na praça

Em atividade integrante do Aldeia Sesc Imembuy estive com Elias e Jô desenhando na Praça Saldanha Marinho em Santa Maria, sábado passado (20/10).

As fotos foram feitas pelo Bica Beltrame









20 de out de 2012

Ando meio aburrido


Pos olha; outro dia eu estava meio chateado, meio aburrido e desabafei no poema escrito abaixo, o qual publiquei no face e depois enviei ao blog da Rádio Gaúcha, sem muita esperança de que publicariam, não é que publicaram...

Aburrido
Ando meio aburrido
Por mais que fale, que diga
Não me ouvem
Por mais que alerte
Que avise
Que brade
Não me atendem
Tão falando por aí
Que não sei o que qui tem
Que a globo ta pagando
Pro Ronaldo ficar magro
Adelgaçar e ficar fino
Tudo a peso de ouro
E de mídia
Apesar dos meninos
Das crianças
Sem esperança
É o que dizem no feice
É o que se comenta
E se reclama
Mas o que eu digo ninguém ouve
Falo, falo e não adianta
Até já perdi a alegria,
a vontade,
o tesão
Que importa o Ronaldão!
Me entristece a situação
é das crianças
mas o que falo e que digo e que penso
não merece
um mínimo de atenção:
Tirem o fernandão!
Botem a correr os medalhões
Passem nos trocos
Esses malandrões
do corpo mole,
displicentes
E devolvam um pouco
De alegria
Pra gente!

Xiru e o andor da Santa.

Mesquita continua a enviar belas fotos do Xiru no Sírio de Nazaré. Nas fotos abaixo, aproveitou outro angulo, onde é possível ver a berlinda da Santa. A segunda foto estava realmente desfocada, mas dei uma editadazinha e tudo ficou normal. A justificativa (do desfoque) descrita no texto abaixo ficou meio confusa, acho que o fotógrafo tomou umas "mirindas" a mais no tal aniversário...
foto 102
foto 101

"Bom dia.Chegamos de um aniversário (jantar) neste momento. Na 101(foto) o Xiru saiu meio desfocado em virtude da fotógrafa ter se focado na Berlinda com a Santa, mais a direita. A 102(foto) melhorou, porém desfocou a Berlinda também a direita. Ambas na frente do Colégio Nazaré. Abç"

15 de out de 2012

Xiru Lautério no Círio de Nazaré

Segue a jornada do Xiru no norte do Brasil, nos braços do vaqueano Mesquita...
"Xiru Lautério no Círio de Nazaré na manhã de 14/10/12, antes da passagem da Santa na Berlinda." (Mesquita)








13 de out de 2012

A jornada do Xiru com o Mesquita

Está batendo um ciúme "branco" do Xiru Lautério, que viaja pro norte de nosso grande país em companhia do amigo Mesquita. Que tal o Xiru véio ein?


"Tirada pela manhã (13/10/12) na mesma Estação das Docas em Belém, por ocasião da Procissão Fluvial conduzindo pela Baía de Guajará a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, desde a cidade de Icoracy. A primeira com Asioli de Cachoeira do Sul, residindo em Gravataí." (Mesquita)

Xiru Lautério no Armazém do Artesanato de Meriti (Buriti) da Cidade de Abaetetuba. A mesa foi montada para visitação por ocasião do Círio de Nazaré que acontece domingo (amanhã) dia 14/10/12. (Mesquita)
Xiru Lautério nas docas de Belém do Pará
Xiru Lautério no Armazém do Artesanato de Meriti

Desenhos de viagem

Distancia-se 2007, mas o registro de suas imagens permanece em, sabe-se lá, quantas memórias e suportes. Aqui  ficou gravado em bico de pena, sobre papel em caneta Staedtler pigment liner 0.6.

10 de out de 2012

Eu por Elias e Jo

Eu por Elias em caneta esferográfica azul

por Jo (Joacir Xavier, de Cacequi Grande) em caneta Stabilo 0,4, preta

Xiru Lautério em Belém do Pará

Mesquita prometeu e cumpriu! 

Antonio Carlos Mesquita é apoiador do Xiru em todos os sentidos, prometeu que levaria nosso personagem para conhecer o extremo norte de nosso Brasil e aí está!
Na legenda da foto estão os detalhes. Obrigado amigo Mesquita!

Foto tirada na Estação das Docas em Belém do Pará, tendo ao fundo águas da Baía de Guajará. Local revitalizado como atrativo turístico. Área dos antigos armazéns portuários todos transformados em restaurantes com comidas típicas regionais, cozinha brasileira e internacional. 

5 de out de 2012

O Poder das linhas

Desenho bico de pena. Caneta Mercur Fine 0.4