Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

27 de jan. de 2014

Deu no Diário de Santa Maria


27/01/2014 | N° 11903

ZOOM | TATIANA PY DUTRA

conquista de mestre
Foto: JEAN PIMENTEL - 19/01/11


















O desenhista Byrata Lopes, 60 anos, já estava de mala e cuia prontas para viajar para São Paulo no próximo dia 30. Ele vai para a Terra da Garoa lançar o seu mais novo livro Xiru Lautério – Tigre N’Água. Mas a viagem ganhou um motivo ainda mais especial. Na última sexta-feira, foi divulgado o resultado do 30º Prêmio Angelo Agostini, encontro que comemora o Dia do Quadrinho Nacional, no Memorial da America Latina. E Byrata foi um dos três escolhidos como mestres do Quadrinho Nacional.

O evento é promovido pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (ACQ-SP). Byratapassou a fazer parte da lista de candidatos ao título a convite dos próprios organizadores do encontro. A escolha dos vencedores ocorreu por votação popular. Além dele, também foram escolhidos como mestres Lourenço Mutarelli e Paulo Paiva Lima. Houve ainda premiados em outras sete categorias.

– Sou o gaúcho mais faceiro dos últimos dias – brinca o desenhista, que é o único do Estado a vencer em sua categoria neste ano.

Byrata, que é natural de Tupanciretã, lançou pela primeira vez uma HQ em 1970, em uma editora paulista. Mas, segundo ele, foi quando começou a publicar as histórias do Xiru Lautério, o seu personagem mais gaudério, que começou a ganhar projeção nacional.


Nenhum comentário: