Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

12 de mai. de 2014

História do Sindicato dos Bancários em Quadrinhos de Edgar Vasques e Paulo César Teixeira

























HQ conta história do SindBancários

O SindBancários (Sindicato dos Bancários de Porto Alegre) tem mais de oitenta anos de história. Durante todo este período, a luta pelos direitos da categoria foi permeada por diversas atividades culturais, que contribuíram para o crescimento dos filiados e da comunidade porto-alegrense. Cinema, livros, teatro, fotos, charges...

O coroamento deste protagonismo no cenário cultural dos sindicatos do país acontece na próxima semana. O SindBancários apresenta uma história em quadrinhos contando a trajetória da entidade, que começou em 1933. A iniciativa terá dois volumes, e o lançamento do primeiro será na próxima terça-feira. O segundo deve ficar pronto até o final do ano

A publicação, de 34 páginas, vai tratar a história do sindicato no período de 1933 a 1963 e fala sobre a importância do movimento sindical na história do Brasil, além da trajetória do segundo maior sindicato do país (hoje são 12 mil filiados). Os traços são do reconhecido cartunista Edgar Vasques (criador de Rango e das ilustrações dos quadrinhos do Analista de Bagé), o texto é de Paulo César Teixeira (Foguinho), autor de Esquina Maldita, e o projeto gráfico, do publicitário, ilustrador e quadrinista Fernando Uberti.

Os traços precisos e dramáticos de Vasques, e a construção dos textos de forma fiel ao período, que compreende a criação do sindicato em 1933 até a posse do presidente João Goulart, em 1963, fazem da obra uma ferramenta deliciosa para a compreensão da história e do contexto das lutas dos bancários ao longo das décadas.

Para o presidente do SindBancários, Mauro Salles, a publicação é uma oportunidade para inserir a produção cultural na pauta da classe trabalhadora. “Este é mais um esforço para contribuir com esta perspectiva”, conclui.

O lançamento

O coquetel de lançamento da HQ SindBancários - Uma História de Lutas em Quadrinhos 1933-1963 ocorrerá na próxima terça-feira, 13 de maio. O evento será realizado na sede da entidade, na Rua General Câmara, 424, às 18h.

2 comentários:

zema ribeiro disse...

byrata, contente em saber de mais um trabalho do genial edgar vasques. gostaria muito de adquirir um exemplar. podes me dar as dicas e/ou me fazer chegar um? meu e-mail é zemaribeiro@gmail.com. aguardo retorno. obrigado! abraço!

Anônimo disse...

Prezado Byrata.
Sou fã dos teus trabalhos e também os do Edgar Vasques. Mas me diga aí, onde é que eu encontro esse livro que ele vai lançar?