Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

28 de abr de 2014

Xiru Lautério na Feira

Xiru Lautério Tigre N'Água - Uma aventura no Rio Jaguari será lançada na Feira do Livro de Santa Maria

O lançamento será dia 29 de abril, às 17 horas.


Xiru Lautério: Tigre N'Àgua - Uma aventura no Rio Jaguari faz parte de uma trilogia que será composta pelo volume anterior, já publicado, intitulado: Xiru Lautério Contra a Morte, lançado em 2012 e se completará na próxima aventura do Xiru que receberá o título de: Xiru Lautério: Tigre N'Àgua - O Ginete, cuja quadrinização encontra-se em produção, com lançamento está previsto para setembro de 2014.
























Xiru Lautério: Tigre N’Água Uma aventura no Rio Jaguari
Byrata (homenageado Mestre do Quadrinho Nacional em 2014 no 30º TROFÉU ANGELO AGOSTINI promovido pela AQC – Associação dos Quadrinistas e Cartunistas de São Paulo.)                                        
                                                                                             
Editora Rio das Letras, 2013 /  Quadrinhos - 24 páginas

Xiru Lautério: Tigre N’Água – Um Aventura no Rio Jaguari


Nesta aventura o Xiru sofre um acidente e perde a memória e até as pilchas, ficando apenas com as bombachas, em farrapos.

Imaginem um gaúcho tradicional, daqueles que estão sempre vestidos com as pilchas completas: botas, esporas, bombachas, faixa e guaiaca na cintura, faca e tirador, camisa, colete, lenço colorado, chapéu e barbicacho e pra finalizar um vasto bigode e um sorriso largo na cara... Esse é o Xiru Lautério.

Pois não é que esse gaudério me perde as pilchas e também a memória!

Imaginem a situação. Um gaúcho despilchado e sem memória é um individuo sem identidade, não lhes parece? Pois foi o que aconteceu com o Xiru, aparentemente perdeu tudo, tornou-se um ninguém. Já viram em que aperto ficou nosso personagem?

Pois é... por conta disso até recebi mensagens de alguns leitores, reclamando da situação em que coloquei o Xiru Lautério, “algo desumano demais, até para um personagem de quadrinhos,” disseram. E o pior, o personagem na situação atual, dessa aventura, recebeu o apelido pouco honroso de “Recavém”, que é como se chama a parte traseira da carreta de bois, aqui no Rio Grande do Sul. -“É muita judiaria para um personagem, mesmo que seja um herói dos quadrinhos” - me disseram também.

Bueno: Estou trabalhando na continuação dessa história, muito empenhado na solução para que o Xiru reverta esse quadro e consiga sair são e salvo, de “Lombo liso”, como diz o gaúcho. Afinal é assim que funcionam os roteiros de aventuras em quadrinhos. O personagem fica numa situação cabeluda, lutando com unhas e dentes contra seus inimigos e diante das maiores adversidades, para depois sair vitorioso. Essa é a fórmula para fazer uma boa história de aventura.

Nestas alturas algum leitor talvez esteja querendo saber como vai acabar essa história para que nosso personagem recupere seu nome, sua honra e sua identidade. Pois terão de aguardar para quando for lançada a próxima história do Xiru Lautério que será intitulada: UMA AVENTURA NO RIO JAGUARI – SEGUNDA PARTE: O GINETE, que pretendo lançar, se o Desenhista Maior permitir, em setembro de 2014.

            Uma HQ produzida há 11 anos. 


Esta história do Xiru foi finalizada por volta de 1993 e ficou todo esse tempo guardada, quase esquecida dentro de uma pasta. Os originais, desenhados em tiras grandes (10x25 cm), finalizadas com tinta nanquim, se mantém intactos e em condições de reprodução até hoje, graças ao velho e bom nanquim. O papel já está amarelado, mas a tinta mantém-se preta e bem contrastada, facilitando sua digitalização. Na época em que essas tiras foram produzidas, nem se sonhava com as tecnologias atuais, de captura de imagem.

Esse trabalho iria se perder, não fosse o sonho, a esperança e a teimosia do autor, de um dia vê-lo publicado. É a continuação da aventura anterior, intitulada “XIRU LAUTÉRIO CONTRA A MORTE”, que teve sua publicação original, nas páginas do jornal A RAZÃO, em 1986.

Esta sequencia foi produzida para, também ser publicada, no mesmo jornal, dando prosseguimento ao projeto, interrompido por causa do desaparecimento do saudoso Luizinho de Grandi, diretor da Razão e incentivador da publicação do Xiru.

Enfim, não saiu no jornal, mas sai agora nesta sequencia de publicações, que busca resgatar e retomar a trajetória de produção e quadrinização das aventuras do Xiru Lautério, ‘’O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS”.

Desejo uma boa leitura a todos que se aventurarem pelas páginas deste “Gibi” gaudério e brasileiro!
                
                Byrata

26 de abr de 2014

Editora Rio das Letras na Feira do Livro de Santa Maria

A Rio das Letras estará presente com seis lançamentos este ano na Feira do Livro de Santa Maria.
Dia 29 de abril às 17 horas haverá o lançamento de três obras:








Dia 6 de maio ás 14 horas haverá sessão de autógrafos de duas obras infantis:










Às 17 horas do dia 6 será lançado o livro de Afif Simões Neto:





















Acesse a pagina da feira: http://feiradolivrosm.com.br/feira14/category/noticia/
No Face: https://www.facebook.com/feiradolivrosm