Xiru Lautério "O PERSONAGEM MAIS BAGUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS"

26 de fev de 2015

Novo álbum do Xirú Lautério vem aí!







Preparem as guaiacas, o novo álbum do Xiru Lautério será lançado em abril!

 
A saga do Xiru Contra a Morte teve seu início em 1986, quando foi publicada em tiras diárias no jornal A Razão de Santa Maria. Em 2012, os textos dos balões foram corrigidos e as tiras foram montadas em páginas, depois digitalizadas e finalmente foi publicado o álbum intitulado XIRU LAUTÉRIO CONTRA A MORTE.

Ainda em 1993, Essa história gerou uma continuação, também para ser publicada no jornal, o que acabou não acontecendo. Esse material ficou abandonado por muitos anos no fundo de uma gaveta, até ser organizado e lançada em 2013 em um álbum intitulado XIRU LAUTÉRIO: TIGRE N’ÁGUA - UMA AVENTURA NO RIO JAGUARI.
                


XIRU CONTRA A MORTE: 
Uma saga que se completará em 4 álbuns 

A ideia era finalizar a saga nesta edição, mas isto não será possível porque a história tornou-se um pouco mais longa do que se imaginava, para que se possa atingir seu objetivo de conteúdo, onde se pretende resgatar um pouco da história do rio Jaguari, inserida num ambiente de HQ, em que o Xiru Lautério como personagem central, também tem parte de sua história e trajetória desvendada e ligada as nascentes desse rio.

Desde seu início, esta aventura passou por verdadeira prova de fogo, literalmente o Xiru Lautério quase morreu, já que enfrentou o abandono, a passagem do tempo e o amadurecimento de seu autor e do próprio personagem, incluindo seu roteiro e desenhos.

Hoje se percebe que o Xiru perdeu um pouco de sua forma de boneco para adquirir um aspecto mais humanizado, embora em algumas cenas o boneco d’antanho se manifeste nos desenhos, apresentando uma curiosa mutação. São quadrinhos que parecem adquirir vida própria, como se quisesse impedir que se esqueçam de suas origens, surpreendendo nesses momentos até mesmo a seu autor.

Além do episódio atual, em que o Xiru está desmemoriado, despilchado e práticamente sem identidade, contando somente com seus impulsos e instintos, que estão cada vez mais apurados, demonstrando a capacidade intuitiva com que o ser humano é dotado para enfrentar os revéses da vida, apresentamos também, como um bônus ao leitor fiel do Xiru, uma aventura urbana e atualíssima, feita em 2014, especialmente para a publicação EDIÇÃO DE RISCO 2, produzida pela Grafar - Grafistas Associados do Rio Grande do Sul, com a participação de 32 cartunistas brasileiros. Como essa aventura foi publicada numa coletânea que nem sempre estará ao alcance dos leitores do Xiru, resolvemos incluir essa pequena HQ CURTA, neste álbum.

              
A HQ "CARRO FORTE" também será publicado no álbum "O GINETE"